Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Andei um pouco afastada de podcasts e agora que voltei, há uma enormidade de episódios que quero ouvir.
No que respeita a livros, eliminei a subscrição de todos os podcast não nacionais. A vida é demasiado curta e há demasiado conteúdo nacional de excelência, a destacar autores/as nacionais, a pagar trabalho nacional... percebem a ideia?
Estou a tornar-me uma consumidora de produção nacional... até na cultura.
Demorei quase 50 anos, mas finalmente deixei o provincialismo de achar que, só o que se faz lá fora é que é bom.
EXCELENTES PODCASTS EM PORTUGUÊS
A Beleza das Pequenas Coisas é um podcast extraordinário de entrevistas, que se dá ao luxo de publicar entrevistas de 2 horas.
Na minha lista (50) estão: Luísa Costa Gomes, Maria Filomena Mónica x2, Lídia Jorge x2, Manu, Isabela Figueiredo x2, Dulce Maria Cardoso, Joana Guerra Tadeu, Alexandra Lucas Coelho, Lela, José Tolentino Mendonça, Beatriz Gosta, Pilar Del Rio, Dulce Maria Cardoso, Aldina Duarte, Valter Hugo Mãe, Maria Teresa Horta, Djaimilia Pereira de Almeida, José Milhazes, Bando dos Quatro, Joaquim Letria, Afonso Reis Cabral, Afonso Cruz, Fado Bicha, Rui Tavares, João Tordo, Afonso Cruz, Maria Antónia Palla ... ainda tenho uns tantos nomes, mas acho que já perceberam a ideia
[Castbox: A minha estratégia é eliminar o que não vou ouvir, indicando-os como já reproduzidos e usar o filtro, para que só os "não reproduzidos" apareçam]
***
Cheguei tarde ao INPertinente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, mas rapidamente tornou-se um favorito.
Tem como base 4 temas: economia, sociedade, política e ciência e cada episódio, tem sido uma lição muito interessante. A sensação é de estar sentada numa mesa de café, com a minha professora preferida. Leve e ao mesmo tempo informativa.
Alguns episódios que assinalei, meramente exemplificativos porque já são quase 200: Onde começa o totalitarismo, A criminalidade está a aumentar?, O papel da violência, Agir com coragem, Como tomamos decisões?, As fascinantes capacidades do cérebro, Entre humanos e animais, Será ócio um ato político?...
***
FUMAÇA/Extras Fumaça é um incrível projecto de jornalismo de investigação independente em Portugal que merece todos os louvores. Temas como saúde, saúde mental, Palestina, 25 de Abril, covid-19, genocídio da minoria Yazidis, habitação, sindicalismo, ambiente.
***
Falando de História é o podcast que eu gostaria de ter tido acesso durante o secundário. Sei que teria aprendido mais e de forma mais interessante e divertida.
***
A História da Música é um podcast de Maria João e Miguel Esteves Cardoso em que usam uma música para falar de tudo e qualquer coisa. Há episódios muito bons (Nuno Markl) e muito maus, mas eu não resisto a Miguel Esteves Cardoso e a forma como passa os episódios a elogiar os entrevistados. Um momento de genuína bondade, por parte de uma lenda viva como é o nosso MEC.
A música acaba por ser relegada para uma nota ou o foco do episódio, tudo depende da/o entrevistada/o, mas é fascinante tropeçar em verdadeiros ensaios sobre um qualquer tema que conheces bem (ou pensas que conhecias).
***
Guerra Fria. Pessoalmente, sou team José Milhazes, mas suponho que a visão estruturada de Nuno Rogeiro na análise da atualidade internacional, com especial foco nas ocupações da Ucrânia e Palestina, também é útil. :)
Ciência (Antena 2) é uma pequena jóia de divulgação científica que já vai em mais de 700 episódios. Apenas para dar uma ideia de alguns temas mais recentes: restauro ambiental, neuropolítica, sismos, obesidade de crianças que comem enquanto usam ecrãs, inteligência artificial, microbiomia dos solos agrícolas.
São episódios curtos, com cerca de 10 minutos, que valem mesmo a pena.
E porque a lista vai longa e tenho de ir trabalhar, também tenho no meu CastBox: Um (outro) género de conversa, Governo Sombra, Contas Poupança, Isto é gozar com quem trabalha, Geekices do Demo, Vale a Pena com Mariana Alvim, IA: A próxima vaga.
Recomendem-me os vossos podcasts nacionais preferidos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.