Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ler e Partilhar Livros
Não sei porquê ou quando começou, mas sempre tive um fascínio especial por D. Pedro V, o rei romântico que morreu com apenas 24 anos.
"com um temperamento observador, grave, desde criança [...] mandou pôr à porta do seu palácio uma caixa verde, cuja chave guardava, para que o seu povo pudesse falar-lhe com franqueza, queixar-se [...] O povo começava a amar a bondade e a justiça de um rei tão triste [...]".
Penso que na minha memória dos tempos de escola, em que os reis eram os reis da disciplina de história, ter-me-ão deixado com a visão de um rei jovem e altruísta que percorria os hospitais durante as pandemias, a tratar dos doentes.
Por isso, sempre tive a biografia de D. Pedro V, por Ruben A., na minha lista de livros a ler. Porém, quis o catálogo da minha biblioteca municipal que fosse a bibliografia de Maria Filomena Mónica, a primeira a ler.
Maria Filomena Mónica não desilude. A biografia é equilibrada e resiste muito bem à tentação de tornar este rei uma personagem unidimensional, "o Esperançoso" e "o Muito Amado".
O que descobrimos é um perfeccionista tirânico, que defende os princípios democráticos, mas achando que era o único que resolveria os problemas de Portugal.
É também uma biografia que contextualiza muito bem as guerras e quezílias do liberalismo, com personagens como Sá da Bandeira, Passos Manuel, Costa Cabral (um excelente exercício para a malta do norte perceber quem eram as pessoas que deram nome às ruas).
Da autora, quero ler:
Os Pobres de Maria Filomena Mónica - Livro - WOOK
Os Ricos de Maria Filomena Mónica - Livro - WOOK
Uma Estranha Amizade de Maria Filomena Mónica - Livro - WOOK (ou não fosse eu uma fã das Farpas)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.