Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Books News

My Books News

Os meus livros preferidos para o Dia da Terra

22.04.21

It's inescapable: at this very moment, within the synapses of your brain, leaves are fueling thoughts of leaves.

 

Lab Girl é um livro de memórias de Hope Jahren, uma jovem cientista que estuda a paleobotânica (estudo de vegetais fósseis) e que nos transmite um amor incondicional pelas plantas e árvores em particular. Na verdade, depois de o ler, sinto que passei a ver, verdadeiramente, as árvores.

O livro alterna memórias com capítulos enciclopédicos sobre plantas e árvores.

É excelente. Ouvi-o, há vários anos, narrado pela própria e continua, até hoje, um dos meus livros preferidos.

 

A jornalista Elizabeth Kolbert leva-nos pela história e pelo mundo, em treze capítulos temáticos. para nos mostrar o impacto que o ser humano está a ter em espécies de fauna, flora e até geologia. Tudo numa linguagem acessível, informativa e bem humorada em que ficamos a conhecer experiências científicas, o dia a dia dos próprios cientistas, projectos relacionados com a superfície terrestre ou espécies de fauna e flora.

Infelizmente quase todos os capítulos são sobre como a uma espécie está a desaparecer.

 

Gostaria de ser muito mais eloquente para transmitir os conteúdos fascinantes deste livro: da Amazónia, à Grande Barreira dos Corais; dos animais extintos aos zoos criogénicos que estão a ser criados pelo mundo (uma Arca de Noé para o futuro).

Com livros assim, fica-se com uma imensa sede de mais saber.

 

O livro que se segue:

In The Sixth Extinction, she explored the ways in which our capacity for destruction has reshaped the natural world. Now she examines how the very sorts of interventions that have imperiled our planet are increasingly seen as the only hope for its salvation. By turns inspiring, terrifying, and darkly comic, Under a White Sky is an utterly original examination of the challenges we face.

8 comentários

Comentar post