Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Books News

My Books News

O truque é saber quais ler

21.04.21

Tantos livros, uma vida demasiado curta.

 

De vez em quando, debato-me com a questão de "elevar" a minha escolha de livros.

 

Ora, os livros podem ser escolhidos com imensos critérios, desde a qualidade (real ou percepcionada; e quem a avalia?), o tipo de livro, a emoção que procuramos nele (humor, informação, escapismo...?), o espírito em que estamos (mais para ficção ou não ficção, para algo curto ou longo, que determine mais ou menos capacidade de concentração)...

 

Quando recorro à lista "12 melhores livros portugueses dos últimos 100 anos" (daqui) eu procuro "elevar" as minhas leituras, no sentido de procurar livros mais desafiantes, que requerem de mim, no mínimo, maior capacidade de concentração.

 

Escolhi o Livro do desassossego de Fernando Pessoa e não quero terminar este ano sem ler A Síbila de Agustina Bessa-Luís.

 

Mas também quero ler/ouvir o último livro da série Murderbot Diaries, porque o prazer de ler tem muitas capas e eu quero o melhor de todas elas.