Muderbot Diaries de Martha Wells
A SÉRIE
Muderbot Diaries é uma série ficção científica de Martha Wells, que já contem 8 publicações, entre contos, novelas e romance.
- All Systems Red (2017, novela)
- Artificial Condition (2018, novela)
- Rogue Protocol (2018, novela)
- Exit Strategy (2018, novela)
- The Future of Work: Compulsory (2018, conto)
- Network Effect (2020, romance)
- Home: Habitat, Range, Niche, Territory (2020, conto)
- Fugitive Telemetry (no prelo, novela)
As histórias têm como personagem principal e narrador/a, uma unidade de segurança (SecUnit) autoconsciente que consegue sobrepor-se ao seu módulo de governação que o controlava e punia, se violasse as ordens dadas.
Encontrada a independência, usa-a para passar o seu tempo livre a ver telenovelas, a sua actividade preferida. Para se proteger, encobre a sua autonomia, continuando a agir como um robot submisso.
A AUTORA
Martha Wells é uma autora norte americana de inúmeras obras de ficção especulativa, nomeadamente ficção científica. A sua formação de base é a Antropologia, que se reflete na sua construção de mundos e personagens.
Traduzida numa dúzia de línguas, já venceu os prestigiados prémios literários Nebula, Hugo, Philip K. Dick Award e Locus. A série Muderbot Diaries venceu três destes prémios (além de outros) e foi nomeada para muitos mais.
Mas a autora não começou com esta série pois já em 1998 havia vencido o Nebula com The Death of the Necromancer (disponível online).
RESUMO DA HISTÓRIA
Com excepção dos dois contos, as novelas e o romance constituem uma história continuada.
Cada obra tem uma enredo estanque e até podem ser lidos sozinhos, porque cada livro é uma aventura em que o Muderbot tenta proteger "os seus humanos".
Mas em cada obra, há uma direcção em que o Muderbot tenta descobrir porque se tornou um "robot assassino".
OS SEUS PARES
A série Muderbot Diaries vai, sem dúvida, beber à obra de Asimov, na sua base temática de entidades construidas e controladas por humanos, o momento em que atingem autoconsciência e as necessárias consequências.
Se pensarmos na rápida evolução, interacção e utilização de máquinas e inteligências artificiais, Muderbot Diaries é também uma reflexão sobre a importância da humanidade e da moral humana em tudo que nos envolve.
EM SUMA,
Como um todo, a série é uma excelente incursão na ficção científica com um narrador sarcástico e verdadeiramente hilariante. No meu caso, ouvi as novelas e o romance em audio (SCRIB) e realmente foi puro entretenimento.
Martha Wells criou um mundo em que, quem lê, quer ficar e personagens que se deseja acompanhar na sua progressão pela vida (interior e exterior) e os seus sucessos.
Essa forma de envolver leitores/as é o que torna esta série verdadeiramente especial.