Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Books News

My Books News

Livros sobre o Holocausto

09.01.20

Ainda na sequência da leitura do Sombras Queimadas, de Kamila Shamsie, fiquei a pensar sobre o porquê de continuarmos a ler, muitas vezes de forma romantizada, sobre a 2ª Grande Guerra Mundial, quando temos conflitos mais contemporâneos e relevantes para o nosso momento histórico.

E sobre os quais, tão pouco sabemos.

 

Nem a propósito, abro o dia a ler sobre como o Museu Memorial do Holocausto Auschwitz-Birkenau, desaconselhou a leitura do The Boy in the Striped Pyjamas (O Rapaz do pijama às riscas).

 

Tudo começou quando o autor do livro se lamentou (no Twitter, of course) que se estava a multiplicar a publicação de livros sobre o Holocausto e Auschwitz.

 

“I can’t help but feel that by constantly using the same three words, & then inserting a noun, publishers & writers are effectively building a genre that sells well, when in reality the subject matter, & their titles, should be treated with a little more thought & consideration.”

 

Concordo em certa medida com o que diz. Odeio esta trupe de livros que romantizam o Holocausto, que criam lindas histórias entre o horror, que não é mais que pano de fundo.

Inventam histórias e vendem factos.

 

O problema não está no que John Boyne disse, o problema é que ele não soube reconhecer que fazia parte do género.

Defendeu-se dizendo que o seu livro é ficção. Ou seja, afinal o que o chateia não é a falta de rigor, é mesmo o excesso de concorrência.

 

A minha TBR sobre o Holocausto:

  • Night, Elie Wiesel
  • Primo Levi
  • Eichmann in Jerusalem, Hannah Arendt
  • Notes from the Warsaw Ghetto, Emmanuel Ringelblum
  • All But My Life: A Memoir, Gerda Weissman Klein
  • We were young and at War, Sarah Wallis e Svetlana Palmer
  • Ravensbrück: Life and Death in Hitler's Concentration Camp for Women, Sarah Helm

12 comentários

Comentar post