Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ler e Partilhar Livros
Os Maias - Eça de Queiróz
Não vos falo do livro e da história, porque todas/os nós tivemos de a estudar (que absurdo de livro para adolescentes no secundário).
Vou antes dizer que comecei o livro no dia 2 de Janeiro e terminei no dia 6, às duas da manhã. Não conseguia parar de ler. Sabem aquele livro a que ficam agarradas/os e coisas como ter de ir dormir, comer ou trabalhar são importunas interrupções? Foi assim.
Não consegue destronar A Cidade e as Serras, porque Carlos é demasiado irritante para sobreviver a releituras anuais. Já o Ega... Mas é inquestionável que Os Maias sejam a magnum opus de Eça de Queiróz.
Que belo início de ano.
Estrela do Norte - Maria Lamas
Este pequeno conto faz parte das obras de literatura infantil de Maria Lamas. Tem belíssimas ilustrações de José Cambraia, que por si, merecem destaque.
Encontrei-o numa loja solidária, se a memória não me falha e como era da Maria Lamas, não deixei passar a oportunidade de o ter.
O livro relatava as vidas cruzadas de João e Soledade, duas crianças orfãs que se encontram pelas estradas à procura de melhor sorte. Crianças com fome "sem eira nem beira". Um pequeno conto moralizador, com um final feliz, muito reminiscente dos livros (como me recordo) de Condessa de Ségur.
O solar da Boa Vista - Sarah Beirão
Tinha curiosidade para ler Sarah Beirão, uma "escritora, jornalista, publicista, activista dos direitos das mulheres e filantropa, que se distinguiu no panorama cultural e político de Portugal durante as décadas de 1930 e 1940". (Wikipédia)
Li cerca de 100 páginas e desisti. Não estava a gostar e não valia a pena continuar, com tantos livros à minha espera.
--------------------------------------------------------
Um vislumbre do "Lidos em Janeiro - II" (brevemente)
Normal People - Sally Rooney
Small Things Like These - Claire Keegan
-----------------------------------------------------------------
A ler:
A Conspiração Contra a América de Philip Roth (não resisti)
---------------------------------------------------------------
O Ofício de Viver - Cesare Pavese. Diário; recomendação de Pedro Mexia.
Um preto muito português - Telma Tvon. Ficção
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.