Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Books News

My Books News

Entre as linhas das transformações de prémios literários

11.05.24

Continuando o tópico dos prémios literários, fui surpreendida por alguns textos (que li com pesar, confesso) sobre acusações de censura de um prémio literário brasileiro - Prêmio Sesc de Literatura.

200553268.jpg

Resumidamente, após 20 anos de parceria, o Grupo Record e o Prêmio Sesc de Literatura encerraram sua colaboração.

A Record era responsável por publicar os vencedores das categorias Romance e Contos e a separação ocorreu após divergências, incluindo uma acusação de censura por parte do idealizador do prêmio, Henrique Rodrigues, que acusou o Sesc de tentar censurar o romance vencedor, "Outono de carne estranha", uma obra sobre um romance entre dois garimpeiros, na década de 80.

Aparentemente, tudo terá começado com um episódio em que o autor leu um trecho de sua obra, que continha conteúdo sexual homossexual, durante sua participação na Feira Internacional Literária de Paraty. 

O Sesc terá negado as acusações, mas a parceria foi interrompida devido às divergências quanto aos rumos do prémio. E um dos rimos é que o prémio passa a estar limitado a obras classificadas "para todas as idades".

 

Mais, quando seria habitual que o autor participasse (como outros vencedores do prémio) em diversas viagens promocionais pelo país, isso nunca aconteceu.

 

Outras leituras:

Como ‘O Avesso da Pele’ e ‘Outono de Carne Estranha’, veja outros livros que foram alvo de censura

Capturar.JPG