Arrumação das estantes
Sometimes you just gotta do what you gotta do...
Hoje cometi o sacrilégio de arrumar os meus livros, não por género ou autores/as, mas por altura do livro em função da altura da estante.
São tempos desesperados...
E como estava a afligir-me uma das estantes na sala, nomeadamente a sobreposição de livros e a confusão visual de múltiplas cores e alturas, organizei essa estante por colecções e tons... sim, por cores. Há duas grandes prateleiras com tons pastel e outra com grafismo escuro.
Também organizei por peso. As capas duras e "tijolos" para a estante mais robusta e os mais leves nas estantes de vidro.
Tenho estantes e prateleiras em 4 divisões da casa... onde cabe. Charles Dickens poderá estar em duas ou três divisões diferentes... nesta altura, nem eu sei.
Consegui ganhar espaço para que os livros fiquem todos na vertical e fiquem todos à vista (sem livros à frente de outros livros). Eram os dois objectivos principais desta empreitada.
Mais, como passei os livros pequenos-só-em-altura para as minhas estantes Billy, consigo duplicar espaço, comprando mais uma ou duas prateleiras.
E foi assim que tornei a minha casa numa caça ao tesouro. A partir de agora, procurar um livro ou autor/a, vai ser uma verdadeira aventura.
E com jeitinho, como há livros que já nem me recordo ter... acabei por introduzir um elemento de surpresa na minha biblioteca pessoal.
Win.Win.